ZONAS DE CULTURA - LOGO-03.png

ZONAS DE CULTURA MENTORIA

 

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO I

ONG COLO DE MÃE

O projeto ZONAS DE CULTURA - MADUREIRA prevê um programa de capacitação que terá início com as expositoras da Feira Colo de Mãe. O conjunto de oficinas de comunicação em prol da sustentabilidade da feira irá qualificar as expositoras com técnicas e estratégias em comunicação que permitam a valorização dos produtos ali vendidos bem como sua ampla divulgação. As oficinas serão realizadas a partir de uma parceria entre a FETAERJ e o Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social da Universidade Federal Fluminense (LACCOPS – UFF).

 

A capacitação contará com um total de 5 oficinas:

- Pitch, Oratória e Negociação; 

- Customização e Visagismo; 

- Comércio  estratégico e planejamento de vendas; 

- Fotografia  através do celular; e 

- Redes Sociais - Storytelling aplicado à produção de conteúdo digital.

 

A estrutura de tais oficinas será baseada na Publicidade Social e Comunicação Comunitária. Patrícia Saldanha (2018, P. 9), professora da UFF e fundadora do LACCOPS, descreve a comunicação comunitária como sendo “Desenvolvida em comunidades, por seus membros, muitas vezes com a participação de ‘agentes externos’, e tem por objetivo divulgar interna e externamente as produções endógenas, incrementar a economia local e converter os resultados em benefícios tangíveis para a própria comunidade”. Tendo por objetivo divulgar interna e externamente os produtos comercializados na feira, o conjunto de oficinas pretende potencializar a visibilidade acerca dos talentos e atuações das mães empreendedoras, fortalecendo dessa forma os territórios em que atuam.

O objetivo é melhorar a qualidade da apresentação dos produtos vendidos, potencializando seu alcance e enfatizando a importância da feira para a comunidade local e as diversas famílias que dela se beneficiam, promovendo a sustentabilidade da economia de base familiar das expositoras.

Confira a seguir o cronograma e ementa das aulas:

 

Aula 1

Aula Inaugural/ Apresentação

Carga horária: 1 hora

Facilitador: Marcus Faustini e Fetaerj

Conteúdo Programático:

- Apresentação do Zonas de Cultura

- Apresentação da proposta de oficina e desenvolvimento de projetos com foco no marketing Place.

 

Oficina de Pitch, Oratória e Negociação

Carga horária: 3 horas

Facilitador: Laccops - UFF (Duda de Marco)

Metodologia: Através de dinâmicas e exercícios de improvisação, os participantes serão apresentados à técnicas para dominar o nervosismo e desenvolver uma comunicação mais assertiva para venda e apresentação de seus trabalhos. A oficina será direcionada tanto para oratória presencial, quanto online, visando principalmente as mídias sociais. 

Objetivo: Aperfeiçoar as técnicas de venda e apresentação dos produtos, visando tanto a venda presencial, quanto a divulgação e venda online.

 

Habilidades: Noções de Oratória, Negociação e Influência.



 

Aula 02 

Oficina de Customização e Visagismo

Carga horária: 4 horas

Facilitador: Tiago Costa

Conteúdo Programático:

- Criação de roupas e acessórios sem costura;

- Customização e beneficiamento de roupas;

- Noções de visagismo;

- Noções de vitrinismo e mostruário

Metodologia: oficina prática, com criação e demonstração de técnicas e materiais para construir roupas autorais manualmente; Apresentação de soluções criativas para reciclagem e beneficiamento de peças de roupas usadas, visando soluções sustentáveis e atraentes para o consumidor final;   apresentação de noções de visagismo para construção de composições e coleções, observando aspectos de imagem pessoal e biotipo; Noções de vitrinismo para exposição em venda física e venda online. Para o desenvolvimento das atividades será orientado que as participantes levem peças de roupas para praticarem e construírem em conjunto, a partir dos materiais levados pelo oficineiro. 

Objetivo: Facilitar a produção autoral e potencializar os produtos comercializados.

Habilidades: Noções de customização e beneficiamento de Peças; Noções de vitrinismo para criação de composições para venda física e venda online.



 

Aula 03 

Oficina comércio  estratégico e planejamento de vendas

Carga horária: 4 horas

Facilitador: Laccops - UFF (Patrícia Saldanha)

Conteúdo Programático:

- Noções de mapa da comunicação;

- Debate sobre as necessidades comunicacionais dos expositores da feira;

- Noções de Logística  de comercialização, exposição e vitrine;

- Capacitação de técnica de vendas.

Metodologia: identificar os possíveis espaços de divulgação a serem explorados no ponto de vendas e entorno, estimulando a reflexão de cada participante sobre sua realidade local e ampliando a sensibilidade e a disposição de consolidar os canais de comunicação usuais e criar novos. Estruturar coletivamente, com a participação dos agentes locais (expositores da feira), o plano de produção de conteúdo para as redes sociais.

 

Habilidades: Criar um planejamento de comunicação estrategicamente voltado para vendas.



 

Aula 04

Oficina de Fotografia  através do celular

Carga horária: 4 horas

Facilitador: Laccops - UFF (Duda de Marco)

Conteúdo Programático:

A partir da mobgrafia, ou fotografia mobile, técnica fotográfica realizada por meio de aparelho celular no modelo smartphone que contém câmera digital, os alunos serão capacitados para realizarem registros fotográficos de seus produtos e serviços, com a finalidade de expô-los nas redes sociais e marketplaces. Sendo assim, a proposta é proporcionar conhecimentos básicos de fotografia, aliados à utilização de equipamento mais popular e proporcionando discussões acerca das imagens produzidas. 

Nesta oficina serão abordados conceitos acerca de Elementos da Linguagem Fotográfica:

A técnica fundamental é baseada em noções dos 3 elementos: a exposição, a composição e a iluminação.

  •  Composição

- Composição;

- Enquadramento

- Planos

-  ângulos

- Regras de composição

- Iluminação

- Cor

- Luz Criativa (utilização de recursos variados para a produção de iluminação da cena a ser fotografada)

- Exposição

- O tripé da exposição:

diafragma (abertura)

obturador (velocidade)

sensibilidade à luz (ISO).  

Metodologia: ensinar o aluno a tirar o melhor proveito possível de seu smartphone na produção de fotografias, através do entendimento das possibilidades do aparelho como câmera fotográfica, além de noções sobre composição e luz, potencializando a produção fotográfica de melhor qualidade na documentação das atividades comerciais locais.

Habilidades:A partir da oficina as alunas estarão habilitadas a realizar registros fotográficos de seus produtos através de aparelho celular com conhecimentos técnicos que possibilitem melhor qualidade nas imagens que tenderão a chamar mais atenção de seus possíveis consumidores.




Aula 5

Oficina de Redes Sociais - Storytelling aplicado à produção de conteúdo digital

Carga horária: 4 horas

Facilitador: Laccops - UFF (Tatiane Mendes)

Conteúdo Programático:

- Noções de Planejamento e  Criação dos perfis nas redes sociais | Formatos e especificidades de cada rede (Facebook, instagram, twitter, youtube, blog e email marketing)

- Noções de Redação para redes sociais | TÉCNICAS DE ESCRITA:Copywriting - Técnicas de persuasão aplicadas a conteúdo digital

• O que falar? CONTEÚDO

• Para quem falar? PERSONA

• Por que falar? OBJETIVO

• MÍDIA? FORMATO

- Storytelling: Diz respeito à arte de contar histórias / Narrativas que transmitem informações

- Criação de artes de divulgação através do Canva

Metodologia: introdução às noções básicas referentes ao uso das redes sociais visando o ensino do comércio online a partir da otimização das redes sociais digitais. Definição da estratégia criativa, das linhas editoriais e criação de textos fundamentais para as páginas nos sites de redes sociais. 

 

Habilidades: Conhecimentos sobre redes sociais, suas ferramentas e utilizações, métodos de diálogo com seu público nessas redes; técnicas de redação persuasiva para redes sociais; narrativas informativas através do storyteling.



 

Aula 6

Encerramento 

Carga horária: 4 horas

Facilitador: Marcus Faustini e Fetaerj

Conteúdo Programático:

- Palestra de Encerramento

- Apresentação do Marketplace Zona de Cultura 

- Entrega dos certificados

Conheça o time de Oficineiros que farão parte dessa capacitação

tiago 2.jpg

Tiago
Costa

  • Instagram

É ator, performista, maquiador e figurinista. Nascido em Belford Roxo, Tiago mudou-se para Nova Iguaçu em 1998, com o sonho de viver sua arte. No mesmo ano, fundou com mais 13 amigos, a Cia de Teatro Fios da Roca, que mais tarde se tornou Fios Cia. de Teatro. Em 2001 com mais cinco produtores lança o ENCONTARTE - Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense. Um projeto de intercâmbio cultural, que visa valorizar os grupos de artistas da baixada fluminense, proporcionando ao público apreciar produções teatrais de seus artistas e também de outras regiões do Brasil e do exterior.

 

Como Visagista trabalhou em diversas companhias de teatro do Estado do Rio de Janeiro, sendo responsável também pela concepção de peças para Escolas de Samba, Intervenções Artísticas e Alta-Costura sob encomenda. A assinatura em seus trabalhos como figurinista é identificada pela criatividade e o uso de recursos simples para construção de seus modelos autorais. 

patricia.jpg

Patrícia Saldanha

  • Instagram

Profª Drª e atual Coordenadora do Curso de Comunicação Social e Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense e membro Permanente do PPGMC - UFF (Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano). Fundadora e atual Líder do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social). Vice-Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC - Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (2012-2016), Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2016-2018), Coordenadora do Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) Jr. Publicidade. (2015). Coordenadora do Intercom Jr. Cidadania(2016-2018). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda e Comunicação Comunitária. Coordenação de Eventos e Editoração e Produção Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão humanista no social, comunicação contra-hegemônica, Publicidade Social (comunitária, afirmativa, de interesse público, transversal, de causa), Planejamento Estratégico e de Campanha Publicitária. Membro fundadora do INPECC (Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária). Mestrado em COMUNICAÇÃO E CULTURA(2003) e doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Atual Pós-doc em COMUNICAÇÃO E CULTURA (Publicidade Sensorial), além de especializações no Baruch College (NY/EUA). Com forte atuação na estruturação e na vice-coordenação do LECC (Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária/ECO/UFRJ): na organização dos Encontros Bienais, palestras bimensais e atividades realizadas pelos Grupo de Estudos durante 10 anos. Graduação em Publicidade e Propaganda com significativa experiência no mercado profissional, além de larga experiência docente em Universidades Públicas e Privadas, com participação em bancas de graduação, mestrado e doutorado e orientações monográficas e de dissertações. Com publicação de artigos em Periódicos e em anais de eventos acadêmicos Nacionais e Internacionais.

duda 2.jpg

Duda
de Marco

  • Instagram

Graduada em Comunicação Social - Publicidade na UFF - Universidade Federal Fluminense, com extensão em Música & Negócios: Empreendedorismo e Inovação, pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio. Eduarda é atriz, produtora, fotógrafa e publicitária. Foi bolsista de PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica) entre 2019 e 2021 no LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social), vinculado ao PPGMC - (Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF) e credenciado pelo CNPQ. Atuou na AÊ!UFF (Agência Experimental da UFF) no planejamento e realização da campanha "Sou caravelas", que visava o crescimento do Turismo de Base Comunitária na cidade de Caravelas/BA. Formou-se também em Produção Cultural em 2015 pelo IFF – Instituto Federal Fluminense através do Pronatec, quando, junto a outros alunos do curso, formou a “3 Pés Produções”, idealizadora do Festival PontaPé Musical. É atriz desde 2009, já tendo participado de vários festivais de teatro e recebido indicação a prêmios. Desde sua formação em Produção Cultural em 2015 se dedica a trabalhar em diversos festivais do Estado do Rio de Janeiro, como Fesq Cabo Frio, Mostra Experimenta, Niterói em Cena, Festival de Teatro do Rio e os diversos festivais e projetos da FETAERJ - Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro. É Produtora Geral do Pontapé Musical, festival de músicas autorais que teve sua terceira edição voltada exclusivamente para o público infantil. Dentre as diversas áreas de atuação em Produção Cultural destacou-se na área de Comunicação, a qual se dedica atualmente.

tati 2.jpg

Patrícia Saldanha

  • Instagram

Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Mídia e Cotidiano da UFF no PPGMC (Programa de Pós -Graduação em Mídia e Cotidiano), membro do Laccops (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social) e do Laboratório de Comunicação, Arte e Cidade (UERJ). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela FACHA (2010). Professor Assistente I no IBMEC, com as disciplinas RTVC(2016.2) e Produção de imagens em movimento(2016.2) .É especialista em Artes Visuais (2010). Vencedora de Melhor filme na Oficina Lanterna Mágica- Arquivo Nacional, categoria Júri Oficial com o filme Grãos de Memória(2016). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, fotografia, educação, cultura e cidadania.

Acesse outras ações desenvolvidas pelo projeto Zonas de Cultura - Madureira nos botões abaixo: