top of page
logo zonas.png

ZONAS DE CULTURA - MENTORIA

Curso Livre de Produção Cultural

O Curso Livre de Produção Cultural do Zonas de Cultura - Mentoria é voltado para artistas, produtores e empreendedores da Cultura e Economia Criativa, residentes ou atuantes nos territórios do Zonas de Cultura, acima de 16 anos, iniciantes ou sem experiência em gestão e produção cultural, com o objetivo de capacitá-los com conhecimentos teóricos e práticos sobre os processos de criação, planejamento e gestão de projetos culturais, desenvolvendo habilidades em captação de recursos e elaboração de projetos e fortalecendo a trajetória de profissionais que estão ou irão contribuir para o enriquecimento da cena cultural e artística do território da Zona de Cultura.

Inscreva-se abaixo de acordo com seu território:

Conteúdo Programático

Tópico 1 – Elaboração de um projeto cultural:
1.1 – Transformando a ideia em projeto – sistematizar e formatar a ideia, fazer o planejamento do projeto e elaborar os itens do projeto.

1.2 – Conceitos e definições de alguns termos utilizados em editais de cultura: O que é proponente? O que é fomento? O que é captação? O que é patrocínio? O que é permuta?

1.3 – Fomento Direto: Destrinchando um edital de cultura de patrocínio direto, apresentando exemplos de chamadas públicas em aberto para leitura e interpretação. 

 

Tópico 2 – Estruturando os itens do projeto:

a) Resumo / Apresentação / Descrição – texto que descreve a proposta de forma sintética;

b) Objetivos: geral e específicos – quais os objetivos diretos e indiretos a serem atingidos com a realização do projeto cultural;

c) Justificativa – texto explicando porque realizar e patrocinar o projeto;

d) Cronograma de execução/atividades – situar as ações no tempo da realização separando-as por etapas: pré-produção, produção e pós-produção;

e) Plano de Divulgação – Estratégias comunicacionais para divulgar o projeto cultural;

f) Plano de Distribuição – Estratégias para fruição do produto cultural;

g) Contrapartidas: institucional, social e ambiental – compensação que os projetos farão nas áreas institucional, social e ambiental;

h) Planilha de custos/Orçamento – levantamento de todos os custos inerentes ao projeto

 

Tópico 3 - Mecanismos de Fomento Indireto: Panorama das Leis de Incentivo à Cultura:

Lei municipal (ISS), estadual (ICMS) e federal (ROUANET) e as principais exigências a serem cumpridas. Apresentação dos sistemas de inscrição online: plataforma municipais, plataforma estadual: desenvolve cultura e plataforma federal: SALIC WEB. 

 

Tópico 4 – Gestão do Projeto:
a) Formalização do Proponente = Pessoa Jurídica pelo Simples Nacional com limite de faturamento: Empresa produtora ou MEI – como se transformar em microempreendedor individual? Falar do SEBRAE e do site para cadastramento do MEI, declaração do Imposto de Renda separada da PF.

b) Fazendo o acompanhamento das atividades dentro do cronograma proposto, relacionando o cumprimento das etapas aos desembolsos dos pagamentos.

c) Gerência financeira e prestação de contas. Apresentação do sistema de prestação de contas online da Lei ROAUNET dentro do SALIC WEB

 

Tópico 5 – Exercício prático :

Elaboração conjunta de um projeto cultural e/ou consultorias individuais de 15 minutos para os alunos interessados em tirar dúvidas específicas para seus projetos. 

bottom of page