Prêmio Paschoalino 2023
45º Festival Estadual de Teatro da FETAERJ

Comemorando a marca de 45 festivais, com o objetivo de intensificar o intercâmbio teatral aperfeiçoando e capacitando artistas e técnicos, estabelecendo um fórum de troca de experiências e discussão das diversas linguagens cênicas, a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio de Janeiro, através do FOCA - Fomento à Cultura Carioca, tornam público o EDITAL do "45º Festival Estadual de Teatro da Fetaerj - Prêmio Paschoalino 2023". O festival acontecerá entre 01 e 30 de abril de 2023 no município do Rio de Janeiro e está com inscrições abertas até o dia 10 de Março.
Reconhecido como um dos melhores e mais importantes do Brasil, o festival reúne grupos teatrais de todo o Estado do Rio de Janeiro, sendo considerado o evento mais importante realizado pela Fetaerj. O festival, em sua marca comemorativa de 45 realizações, traz para a capital do estado 3 mostras distintas, levando as apresentações teatrais para todas as regiões da cidade. A Mostra Competitiva, composta exclusivamente por espetáculos dos grupos teatrais filiados à federação, acontece entre os dias 13 e 23 de abril na Arena Carioca Chacrinha. Enquanto a Mostra Paralela acontece concomitantemente entre os dias 18 a 22 de abril na Areninha Carioca Sandra Sá. Já a mostra de convidados acontece em diversos pontos da cidade, durante todo o mês de abril. Toda a programação será gratuita.
O próprio nome do Festival é uma homenagem ao grande ator e guerreiro da arte Paschoal Carlos Magno. O Festival acontece anualmente e, neste período de grande encontro teatral, a população vivencia diariamente os espetáculos das Mostras, oficinas, debates e discussões acerca do fazer teatral. O festival é um momento de troca de experiências entre artistas de locais diferentes. Neste sentido, o festival da FETAERJ torna-se um local de aperfeiçoamento e aprendizagem, já que nestes dias a respiração diária das artes cênicas acontece da forma mais plena e completa.
DOCUMENTÁRIO AGA
Um documentário que conta a história da Federação de Teatro Associativo do Rio de Janeiro, passeia pelas memórias da Aldeia de Arcozelo e de seu maior agitador cultural Paschoal Carlos Magno. Trinta e sete anos de histórias da maior Federação de Teatro do Brasil retratada em um longa-metragem.