Prêmio Paschoalino 2021

43º Festival Estadual de Teatro da FETAERJ

Programação Completa.jpeg

     O Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Aldir Blanc e Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro, apresentam o 43º Prêmio Paschoalino - Festival Estadual de Teatro da Fetaerj. O evento é realizado pela Par Produções e acontecerá de 26 de março a 03 de abril.

     O próprio nome do Festival é uma homenagem ao grande ator e guerreiro da arte Paschoal Carlos Magno. O Festival acontece anualmente e, neste período de grande encontro teatral, a população vivencia diariamente os espetáculos da Mostra Competitiva de grupos e companhias do Estado do Rio de Janeiro, oficinas, debates e discussões acerca do fazer teatral. O festival é um momento de troca de experiências entre artistas de locais diferentes. Neste sentido, o festival da FETAERJ torna-se um local de aperfeiçoamento e aprendizagem, já que nestes dias a respiração diária das artes cênicas acontece da forma mais plena e completa.​

     Reconhecido como um dos melhores e mais importantes do Brasil, o festival reúne grupos teatrais de todo o Estado do Rio de Janeiro, sendo considerado o evento mais importante realizado pela Fetaerj. Já com a experiência de ter sua última edição realizada de forma online em 2020, a Fetaerj utilizará suas habilidades adquiridas para que este ano o festival possa acontecer de forma híbrida, ampliando o alcance do evento e facilitando a participação de artistas e técnicos com segurança. 

    Com a utilização de diversas plataformas online, os organizadores do evento trabalharam ao máximo para aproximar a experiência virtual da presencial. Foram exibidos espetáculos online, fóruns, oficinas e o festival contou até mesmo com um espaço online de convivência para os grupos participantes. Tudo para garantir a troca de experiências e conhecimentos.

     Os espetáculos da Mostra Competitiva foram gravados na Arena Carioca Abelardo Barbosa - Chacrinha, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e Prefeitura do Rio, onde o corpo de jurados assistiu às apresentações. Infelizmente, por conta da pandemia, a presença do público não foi permitida. Os espetáculos da Mostra Competitiva e Mostra Paralela (composta por espetáculos convidados com vídeos previamente gravados) poderão ser acessados aqui no site:

      Além da programação de espetáculos, tivemos uma oficina de Direção Teatral, gratuita, com o premiado artista Ribamar Ribeiro. Os vídeos que resultaram dessa oficina podem ser acessados no botão a seguir:

Premiação do 43º Festival de Teatro da FETAERJ

PRÊMIO PASCHOALINO 2021

Prêmio Paschoalino 2021

43º Festival Estadual de Teatro da FETAERJ

26/03 | 19h

"O Noviço"

Espetáculo Convidado

 

O Noviço é uma comédia que explora a dualidade entre enganados e enganadores, entre fracos e fortes, entre o bem e o mal. Ambrósio, homem interesseiro, convence a esposa, tutora de Carlos (O Noviço), a colocá-lo em um seminário e pretende internar em um convento os filhos da esposa para ficar com toda a fortuna de Florência. A montagem se estrutura na linguagem farsesca e também no sarcasmo e despojamento do carioca.

Pasch2021- MP CONVIDADOS 26-03 O Noviço.

27/03 | 19h

"Olho por Olho"

Mostra Competitiva

 

Um guerreiro cria seu pequeno filho para ser o mais forte da aldeia, capaz de proteger seus líderes e defender os interesses do povo. Mas, com a aldeia em guerra, acontece um ataque inesperado e o pequeno morre nos braços do pai. O assassino é capturado e, enquanto aguarda o julgamento da tribo, recebe a visita do pai em luto, que fica estarrecido ao ver quem foi o responsável pela morte de seu filho.

MC INDIVIDUAL 27-03 OLHO POR OLHO.jpg

28/03 | 19h

"Turmalina 18-50"

Mostra Competitiva

Tendo como título o último endereço onde viveu João Cândido Felisberto (Rua Turmalina, Lote 18, Quadra 50, São João de Meriti), líder da Revolta da Chibata, o espetáculo refaz os caminhos percorridos pelo “Almirante Negro” como forma de celebrar sua história e combater o apagamento de sua memória, promovido sistematicamente pelos brasis oficiais. Sua relação com as águas é tratada de maneira poética e simbólica, evocando a marinha, a pesca, os portos e também São João Batista, santidade católica que instituiu o batismo pelas águas e que margeia a vida de João Cândido, nascido no dia consagrado ao santo e residente a maior parte de sua vida em uma cidade cujo nome é em homenagem ao padroeiro. 

MC INDIVIDUAL 28-03 TURMALINA.jpg

31/03 | 19h

"Eu, Romeu"

Mostra Competitiva

A tragédia mais amada de William Shakespeare se mistura à recorrente tragédia dos subúrbios do Rio de Janeiro, onde o cep de um indivíduo determina os acontecimentos de sua vida, até onde este pode ir e o tamanho de suas conquistas. Transpor essas barreiras equivale a uma verdadeira Odisséia, uma constante luta desigual para afirmar sua potência alcançando seus objetivos e sonhos. Em Cena Marcos Camelo sintetiza no seu corpo a dicotomia de ter a cabeça na Verona, dividida entre Montéquios X Capuletos e os pés em Rocha Miranda, bairro localizado entre as comunidades: Morro do Jorge Turco e o Morro do Faz Quem Quer, trazendo à cena a história de heróis perdedores, daqueles que fazem o que podem com o que são e que com honra, dignidade e bom humor ousam sonhar, lutar e quase sempre perder. Quase!

MC INDIVIDUAL 31-03 EU ROMEU.jpg

03/04 | 16h

"Ladrão que Rouba Ladrão"

Espetáculo Convidado

Com autoria de Pablito Torres e direção de Ribamar Ribeiro, o texto ladrão que rouba ladrão é uma fábula sobre a corrupção. A peça conta a história de `Pedro Calango que em momento de crise econômica, para vestir a si próprio e a sua mulher, resolve aplicar um golpe no comerciante de tecidos Guilherme Carcará tão esperto quanto ele e através de elogios e artimanhas, envolve o comerciante em sua trama. A confusão está formada. Inspirado na Farsa do Advogado Pathelin, texto medieval, a peça traz à tona conflitos que desde sempre afligem a humanidade: a falta de dinheiro, a luta pela sobrevivência, a ética, a trapaça e a busca pela justiça.

Pasch2021- MP CONVIDADOS 03-04 Ladrão qu

27/03 | 11h

"O Juiz de Paz"

Espetáculo Convidado

Aninha quer casar com José, mesmo sem a autorização de seus pais, Manuel João e Maria Rosa. Quando o pai de Aninha, recebe do Juiz de Paz da localidade a incumbência de levar um novo preso à cidade, descobriu que o preso era José. E agora? Diante disso, o que Aninha pode fazer para salvar seu amado desta situação?

Pasch2021- MP CONVIDADOS 27-03 O Juiz de

28/03 | 11h

"Pérolas Negras"

Espetáculo Convidado

Composto por histórias popularizadas no Brasil - de Gana, Nigéria e Guiné Bissau - reúne teatro narrativo, mímica, manipulação de objetos e música original cantada ao vivo em ritmos como lundu, afoxé e jongo. Na peça, Anansi conquista o Baú de Histórias de Nyami, após capturar OSEBO – o leopardo de dentes terríveis; MBORO – os marimbondos que picam como fogo; e MOATIA - a fada que nenhum homem viu. Cumpridas as tarefas, Anansi segue a espalhar as histórias de Nyami aos quatro cantos do mundo! Deste Baú brotam a Lenda do Tambor - ou o Macaco de Nariz Branco - que conta a origem do instrumento que não existia na Terra e por fim a história da Menina e o Barril que eterniza no folclore brasileiro a popular figura do Homem do Saco.

Pasch2021- MP CONVIDADOS 28-03 Perolas.j

29/03 | 19h

"Jardim dos Sonhos Perdidos"

Mostra Competitiva

 

À caminho do hospital para o nascimento de sua primeira filha, um homem revê toda sua vida.

MC INDIVIDUAL 29-03 JARDIM DOS SONHOS PE

01/04 | 19h

"Da Mala que Sai"

Mostra Competitiva

 

A peça teatral “Da mala que sai” leva à cena o “Trio Popular”, um grupo mambembe muito criativo e brincalhão que faz teatro pelo mundo afora. Anda sempre carregado de malas, de onde saem objetos que levam os artistas e o público a serem diferentes personagens, misturando palco e plateia. A partir da construção das histórias as relações do trio se revelam. Em cada lugar que apresentam uma peça, contam histórias diferentes e se divertem com as surpresas que surgem no momento da criação. A brincadeira, o improviso e a criatividade são essenciais para o “Trio Popular”.

MC INDIVIDUAL 01-04 DA MAA QUE SAI.jpg

03/04 | 19h

"O Quarto de Bianca"

Espetáculo Convidado

Bianca é uma pessoa comum, dessas que se vê por aí. Tem quase trinta anos, uma mala e sapatos sem salto. Gosta de chocolates, bala de leite e rivotril. De vez em quando curte água mineral sem gás, creme antienvelhecimento e só toma banho a cada três dias.

Estudou direito, filosofia, história e biologia marinha. Largou todas. Largou tudo. Pensa quase todos os dias nas coisas que fez e, mais ainda, nas que não fez.

Bianca é a filha mais velha que volta a casa onde cresceu. Observando o cenário de sua infância, Bianca reconta suas histórias, lembra de passagens da infância, de detalhes da casa e de episódios com a mãe, alterando os caminhos percorridos e construindo suas próprias novas verdades.

Pasch2021- MP CONVIDADOS 03-04 O quarto

27/03 | 16h

"Por Gentileza"

Espetáculo Convidado

POR GENTILEZA Traz de forma divertida com música ao vivo, mímica, atores e bonecos, os valores universais de solidariedade, cidadania, gentileza e paz, contidos no ideário do Profeta Gentileza, JOSÉ DATRINO - autor da máxima “GENTILEZA GERA GENTILEZA”; criou um livro a céu aberto, tombado pelo patrimônio histórico cultural, escrito nas pilastras próximas à Rodoviária Novo Rio, na cidade do Rio de Janeiro. Conta a história de um sábio Rei que percebendo a descortesia e arrogância que dominou seu reino, inventa uma estratégia durante uma festa para levar seus súditos a viverem novamente em harmonia

Pasch2021- MP CONVIDADOS 27-03 PorGentil

28/03 | 16h

"A Farra do Boi Bumbá"

Espetáculo Convidado

 

A história se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Pai Chico, trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida e sente desejo de comer a língua do boi. O Pai Chico traz a língua do boi e a confusão está formada. E além da história do boi, a trama também traz pequenos contos do folclorista Câmara Cascudo.

Pasch2021- MP CONVIDADOS 28-03 A Farra d

30/03 | 19h

"Inquérito 5736 - Apenas uma Parte da Verdade"

Mostra Competitiva

 

Branca Dias é acusada de heresia pela Santa Inquisição. Em "Inquérito 5736" a personagem principal é torturada e julgada juntamente com seu pai e noivo. A peça trata fundamentalmente do direito que o ser humano tem de expressar suas ideias com liberdade.

MC INDIVIDUAL 30-03 INQUÉRITO.jpg

02/04 | 19h

"Avesso"

Mostra Competitiva

 

Três textos de William Shakespeare. Romeu e Julieta, Macbeth e Hamlet. Três releituras. Não possui ordem cronológica e nem linearidade. É o Avesso de Shakespeare. A partir de diversas obras que já mostraram outras visões do original, incluindo o Hamlet Machine de Heiner Muller.

MC INDIVIDUAL 02-04 AVESSO.jpg

Sobre nós Dois

Mostra de trabalhos desenvolvidos ao longo da Oficina de Direção Teatral, com orientação de Ribamar Ribeiro

Oficina riba.jpeg

DOCUMENTÁRIO AGA


Um documentário que conta a história da Federação de Teatro Associativo do Rio de Janeiro, passeia pelas memórias da Aldeia de Arcozelo e de seu maior agitador cultural Paschoal Carlos Magno. Trinta e sete anos de histórias da maior Federação de Teatro do Brasil retratada em um longa-metragem.