Prêmio Paschoalino

Festival Estadual de Teatro da FETAERJ

​​O Festival da FETAERJ – PRÊMIO PASCHOALINO - é a ação mais importante realizada pela Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro. Com mais de 40 realizações, o festival possui um grande histórico sendo reconhecido como um dos festivais mais importante  do país, ocorrendo de forma ininterrupta.

O próprio nome do Festival é uma homenagem ao grande ator e guerreiro da arte Paschoal Carlos Magno. O Festival acontece anualmente no final do mês de julho e, neste período de grande encontro teatral, os federados vivenciam diariamente os espetáculos da Mostra de grupos e companhias do Estado do Rio de Janeiro, Companhias convidadas de outros Estados, oficinas, debates, discussões acerca do fazer teatral. O festival é o momento de troca de experiências, de arte e linguagens de artistas de locais diferentes que somam estas experimentações.

Esse ano, devido às circunstâncias que vivemos por causa da pandemia de Covid-19, que nos exige o distanciamento social, não teremos nosso encontro presencial de 10 dias de vivência teatral. Mas nem por isso o Prêmio Paschoalino deixará de acontecer. Com a utilização de diversas plataformas online, faremos de tudo para nos aproximar o máximo possível das condiçoes habituais. Teremos exibição dos expetáculos selecionados, debates, oficinas e até mesmo um espaço online de convivência. Tudo para garantir a troca de experiências e conhecimentos como sempre tivemos.

arte insta.jpeg

DOCUMENTÁRIO AGA


Um documentário que conta a história da Federação de Teatro Associativo do Rio de Janeiro, passeia pelas memórias da Aldeia de Arcozelo e de seu maior agitador cultural Paschoal Carlos Magno. Trinta e sete anos de histórias da maior Federação de Teatro do Brasil retratada em um longa-metragem.