O ZONAS DE CULTURA TÁ DE VOLTA!
Ele vem aí para potencializar a vocação cultural dos territórios por meio do fortalecimento de suas ações culturais, através do fomento à Festivais e Ações Culturais e desenvolvimento de Intervenções Artísticas e de ações de Capacitação, além do mapeamento nos territórios envolvidos. E neste ano, chega a um novo território: Bangu, Padre Miguel e Realengo, somando à Madureira, Porto e Pequena África e Santa Cruz, zonas implementadas nos anos anteriores.
Uma iniciativa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, com a cogestão artística da Fetaerj - Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro, o programa Zonas de Cultura tem como objetivo formar, ativar, reconhecer e fomentar as vocações culturais dos territórios das quatro Zonas de Cultura ao longo de doze meses de duração.
As inscrições para o Programa Zonas de Cultura são gratuitas e estão abertas por um curto período, também são a única oportunidade de participar das ações que o Zonas de Cultura vai desenvolver nos territórios. Caso você não realize sua inscrição, não poderá participar das ações formativas e nem concorrer aos fomentos de Ações Culturais e Festivais.
E, no momento da inscrição, os agentes culturais podem concorrer para receber uma Bolsa de Capacitação, para custear despesas de alimentação e deslocamento e garantir sua participação em todas as ações formativas. Serão oferecidas um total de 240 bolsas no valor de R$1.000,00 (mil reais), considerando R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) por dia de ação formativa. Essas bolsas são um benefício que o Zonas de Cultura vai oferecer para facilitar a participação nas Ações Formativas do Programa, visando custear despesas de deslocamento e alimentação.