A FETAERJ é uma federação de grupos e companhias de teatro da Capital e do interior do Estado do Rio de Janeiro. São grupos de vários gêneros, com pesquisas e linguagens diversificadas, companhias pequenas e também numerosas, antigas e 

#grupos

Companhias filiadas à FETAERJ

recém criadas. A FETAERJ é/são os Grupos e as Companhias que formam o seu Congresso. O maior fórum de debates entre companhias de todo Estado desde a década de 1970. Sua Diretoria Executiva é formada por membros de companhias associadas à FETAERJ, eleitos pelo Congresso da Federação a cada 3 anos.

LUMINOUS

LUMINOUS

A Luminous Cia de Teatro fundada há 16 anos no município de São Gonçalo vem desenvolvendo trabalhos artísticos que primam pela qualidade, estimulando o fomento das artes na cidade e fora dela durante todo esse período. Formada por educadores, a Companhia se debruça sobre amplo trabalho de pesquisa, sempre na busca de uma linguagem autoral que mescle as qualidades teatrais com as demais linguagens artísticas e manifestações culturais brasileiras.

GUAPOZ

GUAPOZ

Sediados no Rio de Janeiro somos uma produtora que valoriza a pesquisa e a multilinguagem, misturando o novo e o clássico gerando conceitos próprios e característicos. Atuando nas diversas áreas artísticas através de produções cinematográficas, teatrais, circenses, oficinas, cursos e workshop. Nossa missão é utilizar a arte para levar o ser humano a refletir sobre sua existência, sua essência e seu dia a dia, focando não somente no artista mas também na maneira com que a arte chega ao público.

TRUPE ANDARILHOS DE TEATRO

TRUPE ANDARILHOS DE TEATRO

A Trupe Andarilhos de Teatro é um grupo da cidade de Cabo Frio - RJ, fundada em março de 2006 pelo ator e diretor Fábio de Freitas. Com 8 anos de atividades, a Trupe possui no seu currículo cerca de 10 trabalhos realizados, participação em vários festivais de teatro pelo Brasil e inúmeros prêmios, além de coordenar a Oficina Livre de Teatro Ensina Encena, que neste ano completa 5 anos difundindo, ensinando e divulgando as artes cênicas pelo município.

Amadores S/A

Amadores S/A

Amadores S/A trupe teatral é uma cia teatral carioca fundada pela atriz, diretora e professora de teatro Daniele Zamorano em 2008. A cia tem como características a atuação no subúrbio carioca e a experimentação e curiosidade aguçadas com relação a diversas ferramentas cênicas. Traz em seu histórico as montagens: Condenado por teus olhos, A megera domada e o infanto juvenil Kwagalana - histórias de um príncipe negro.

COCHICHO NA COXIA

COCHICHO NA COXIA

O Grupo Cultural Cochicho na Coxia, nasce em 5 de novembro de 2002. Sediado em Mesquita, na Baixada Fluminense, entre seus integrantes conta com profissionais de Produção Cultural, Letras, Designer e Artes Cênicas. A cada novo espetáculo o grupo realiza pesquisas, buscando uma linguagem para a encenação. Os espetáculos são pensados para espaços além do teatro, como praças, escolas e empresas, tendo como um dos objetivos democratizar o acesso a arte teatral.

CIA. CÓDIGO DE ARTES CÊNICAS

CIA. CÓDIGO DE ARTES CÊNICAS

Criada em 2005 a partir do projeto Tempo Livre, uma parceria entre SESC Rio e Nós do Morro, por jovens artistas da Baixada Fluminense. Hoje a Cia. é uma das ações da ONG Grupo Código que mantém o Espaço Cultural Código na cidade de Japeri. Com seis espetáculos em seu repertório, a Cia que já ganhou, inclusive, o prêmio Baixada na categoria Artes Cênicas, é atualmente mantida pelo projeto “Grupo Código – Criando uma nova linguagem”.

TEATRO DE FRENTE

TEATRO DE FRENTE

O Grupo nasceu em 2000 (março), inaugurado pela diretora Andréa Azevedo ao convidar mais quatro atores para encenarem “A Porta Azul”. Permaneceu em treinamento e ensaio até a estréia do espetáculo um ano depois, em abril de 2001, no Espaço Cultural da Constituição. “Virgínias” realizou, ainda, temporada no Espaço III do Teatro Villa Lobos em janeiro e fevereiro de 2007, tendo sido classificado como um dos 10 melhores espetáculos teatrais do ano pelo crítico Lionel FischeR.

CATE - COMPANHIA DE ARTES TEATRAIS

CATE - COMPANHIA DE ARTES TEATRAIS

A CATE – Companhia de Artes Teatrais é da cidade de Rio das Ostras e teve sua formação em 2011. É formada por cinco integrantes que juntos usam de suas experiências profissionais diversas, todos são criadores, e partilham seus talentos e vivências em prol da Cia. A Cia possui em seu currículo um esquete – "Deixa eu te falar", e dois espetáculos – "Escapino" e "Bento" (espetáculo que nasceu do projeto In Cena – Mostra Rio das Ostras de Linguagem Cênica).

EXPRESSARTE VERBALIZANDO

EXPRESSARTE VERBALIZANDO

O Grupo Teatral Expressarte Verbalizando nasceu da imensa fé na união entre arte e educação. Coordenado pelo Ator e Animador Cultural Fernando Mattos, tem realizado ao longo de dez anos diversas ações artístico-educativas em um dos espaços históricos da artes na cidade de São Gonçalo, o auditório do Colégio Estadual Walter Orlandini.

CONFRARIA DE TEATRO NAU DOS LOUCOS

CONFRARIA DE TEATRO NAU DOS LOUCOS

Sediada no município de Nova Iguaçu há 14 anos, é uma companhia teatral que desenvolve uma instigante atividade artística de pesquisa de linguagens cênicas, conseguindo ampliar o espaço de atuação profissional de seus artistas e técnicos. A cada espetáculo investimos numa linguagem que no faz pensar sobre o teatro inserido na contemporaneidade. Espetáculos focados num teatro experimental, ou seja, num teatro que interroga a si mesmo, no local mais propício para isso: O Palco.

FIOS

FIOS

Oriundos da cidade de Nova Iguaçu, a Fios Cia. Teatral começou em 1998 na segunda turma do Curso Livre de Teatro, no SESC N. Iguaçu. Pela estrada, carregam na bagagem 14 montagens pelas quais permaneceram em cartaz em teatros da Baixada Fluminense, Rio e Grande Rio. Participaram e participam de festivais fora dos limites do Estado do Rio de Janeiro onde foram indicados e agraciados com diversas premiações.

SOMU D RIBA

SOMU D RIBA

O grupo SoMu D Riba é o grupo teatral da Sociedade Musical e Dramática Rio-bonitense, fundado juntamente com a instituição em 05 de abril de 1905, completando neste ano de 2012, 107 anos; portanto, o grupo de teatro mais antigo do Brasil. E nestes 107 anos, a Sociedade Musical e Dramática Rio-bonitense difundiu as artes pelo município sendo por anos a única opção e divulgadora da música e do teatro.

CIA. DO RISCO

CIA. DO RISCO

Criada em 1995. Desde então, mesmo sem patrocínios, manteve um trabalho contínuo, sempre na busca de uma identidade artística própria. A principal diretriz da companhia é compreender que ser artista significa estar pronto para enfrentar as dificuldades do ofício, com a consciência de que existe uma linha tênue separando o sublime do grotesco, o genial do ridículo, reafirmando, a cada nova montagem, a postura crítica, tanto estética, como social, fazendo jus ao nome.

COMBI

COMBI

Fundada no ano de 2000 e com sede em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a COMBI - Companhia Brasileira de Interpretação - é uma companhia teatral formada com o objetivo de reunir atores, diretores e técnicos para realizar montagens de espetáculos teatrais fundamentados em pesquisa, e trabalhar o teatro como auxiliador da educação. Um dos principais objetivos da COMBI é tornar o teatro acessível a todos e, para isso, desenvolve constantemente projetos em que o espetáculo vai até o público.

INTERFERÊNCIA

INTERFERÊNCIA

A Interferência Companhia Teatral foi fundada em 29 junho de 2005 por Rafael Cal, Renata Egger e outros integrantes oriundos do grupo amador de teatro "Tamos no Palco", formado no Colégio Cenecista Monsenhor Antonio de Souza Gens, em Rio Bonito (RJ), há dezessete anos. Desenvolve sua pesquisa em prol de diferentes linguagens cênicas e trabalha com textos inéditos, de autoria dos próprios membros, além de exercer funções de direção, iluminação e preparação corporal e vocal.

SI-FU-XI-PA

SI-FU-XI-PA

Fundada em 13 de março de 2011, a Cia. visa a montagem de espetáculos inéditos e/ou aqueles que não tenham sido tão explorados por outros grupos. Uma Cia. feita com o coração, onde através de seus integrantes passa ao público nosso lado criativo, sensível, companheiro e do bem. Tentar ser nossos próprios “heróis, mocinhos e mocinhas”, levar e difundir a arte em cada canto. Seja numa sala de cinema lotada ou numa apresentação de escola do subúrbio, lá estaremos exercendo verdadeira e genuinamente

ATORES DO CARMO

ATORES DO CARMO

O grupo surge em 1998 sobe o comando da Dramaturga e Diretora Anamaria Nunes, que residia na cidade do Carmo. Formado pela maioria jovens, tinha como prioridade o amadurecimento artístico e formação político/social. Ocupamos uma fabrica desativada e a transformamos em um espaço Cultural intitulado Galpão das Artes.

OS CICLOMÁTICOS

OS CICLOMÁTICOS

Com 16 anos de existência, participa de festivais de teatro por todo país, conquistando diversos prêmios (mais de 200) e indicações em todas as categorias e se solidificando no mercado teatral nacional e carioca. A Companhia desenvolve uma linguagem própria, através da dramaturgia cênica revisitando autores de expressão mundial Em 2012, a Companhia administra o Teatro Ziembinski, que se localiza na Tijuca, com o projeto de residência artística.

TEATRO DA ESTRUTURA

TEATRO DA ESTRUTURA

Fundada em agosto de 2007, com sede na Cidade do Rio de Janeiro, a Cia. Teatro da Estrutura tem como componentes fixos o seu Diretor Artístico Márcio Zatta e os atores Helen Maltasch, Diego Sant’ana e Otto Caetano, complementando o elenco de seus espetáculos com atores especialmente convidados. A linha de trabalho da Cia. é o Teatro de Pesquisa, tendo como base o Teatro da Estrutura, método teatral desenvolvido pelo seu diretor.

7PHOCUS

7PHOCUS

A 7 Phocus é uma companhia que se formou em 2005 através da finalização da I Oficina de Talentos em Teatro, no Senac-Rio, em Irajá. A partir de então deu-se início as suas atividades artísticas, participando de festivais e sendo contemplados com prêmios e indicações em várias categorias. Formada por 7 profissionais, que exercem os seus trabalhos dentro da Cia nas áreas de atuação, direção, figurino, maquiagem, sonoplastia, iluminação e cenografia.

LOUCATORES

LOUCATORES

Com um trabalho focado para o público infantil, o grupo foi fundado há 6 anos, tendo conquistado neste período diversos prêmios e inúmeras indicações em diversos festivais do Rio de Janeiro. Ganhou maior notoriedade nos seus dois últimos trabalhos: “Jubaia – O recanto das cores” e “Ulisses, cabeça de vento”.

CSM

CSM

A Cia de Teatro CSM foi fundada no em 1999 por iniciativa do Professor Bruno Castro, diretor do DCMEC – Departamento de Comunicação, Marketing, Esporte e Cultura do Colégio Santa Mônica, sob a coordenação do diretor Mauro Marques. É composta por alunos e ex-alunos que se dedicam ao estudo sobre o teatro e a montagens de espetáculos teatrais direcionados ao público jovem e infantil.

GRUPO DOS 4

GRUPO DOS 4

O Grupo dos 4 foi fundado em 13 de maio de 1991, em Inoã, Maricá com o objetivo principal de fazer espetáculos para as escolas que naquela época estavam carentes desse tipo de trabalho. Nossos projetos sempre tiveram como meta a popularização de temas sem perder o conteúdo pedagógico e nem esquecer a alegria e o lúdico. Aprendemos com isso a nos apresentar em todos os espaços, do Palco Italiano ao Pátio do Colégio.

LATEX

LATEX

Fundado em janeiro de 1984 com o nome de GRUPO TEATRAL ARTE, VIDA & COR, passou a se chamar LATEX – Laboratório de Artes e Teatro Experimental, em 1991, quando criou seu programa de oficinas de teatro e adotou a proposta laboratorial de experimentar novas formas para o fazer teatral. É hoje um dos grupos teatrais mais antigos em atividade no Estado do Rio. Em quase três décadas de atividade o LATEX já produziu uma gama considerável de espetáculos teatrais, oficinas e eventos artísticos.

DJOTA

DJOTA

Há quase 28 anos, surgiu em Inoã, Maricá - RJ, o Grupo DJOTA Teatro e Artes. Foi a união de professores e alunos que fizeram nascer este sonho de montar um grupo teatral em Maricá. São vários artistas e técnicos que hoje estão no mercado de trabalho, pois acreditamos na seriedade do nosso trabalho, principalmente no seu potencial. É com maior orgulho que falamos de nossas 38 montagens e com estas recebemos 34 premiações em festivais estaduais e nacionais.

CTI

CTI

Sob a denominação de CTI – Comunidade Teatral de Irajá, o Movimento Artístico e Cultural desenvolvido por jovens do Irajá, constitui-se em 2009, mas sua história inicia em 2003, quando da realização da Oficina de Talentos em Teatro, no Senac Irajá. A CTI tem como uma de suas principais premissas, preconizar que é através da arte, especialmente o teatro, que podemos transformar realidades adversas e por isso seu desejo de levar seu trabalho além de suas fronteiras.

CÍRCULO TEATRAL

CÍRCULO TEATRAL

A Companhia Círculo Teatral é uma Associação Cultural formada por artistas de diversas áreas do segmento teatral, com a finalidade de pesquisar e experimentar linguagens. Fundada em 2006, a companhia desenvolve uma pesquisa sobre autores da literatura brasileira e também clássicos da dramaturgia universal, revisando suas obras na busca da contemporaneidade, levando à cena releituras de suas obras, tais como Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Federico Garcia Lorca e Nelson Rodrigues.

GENE INSANNO

GENE INSANNO

A companhia surgiu em 1994, pela união de jovens que gostavam de teatro e queriam desenvolver a arte teatral na cidade de Araruama/RJ, e agora, após 18 anos juntos, fortalecidos pelo trabalho de grupo desenvolvido, desejam ousar ainda mais.

CUTUCURIM

CUTUCURIM

GACEMSS

GACEMSS

Suas produções acontecem nas instalações do teatro Gacemss na cidade de Volta Redonda. O Grêmio artístico e cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva (Gacemss) que completou 65 anos de existência em 2014 e possui amplas salas de aulas, onde são ministrados diversos cursos como balé, dança, musica, teatro, entre outros e possui ainda dois teatros sendo um com capacidade para 120 pessoas e outro com 440 lugares. A triagem para se filiar ao grupo é realizada através do curso de teatro ministrado

QUATRO MANOS

QUATRO MANOS

Formada pelos atores Marcos Camelo (Brasil) e Florencia Santángelo (Uruguai). Trabalhando em parceria desde 2007na ong DOUTORES DA ALEGRIA (RJ) e depois no grupo RODA GIGANTE, os artistas montam em 2012 a cena curta Acorda, amor! (vencedora do 13º Festival Galpão Cine Horto) Em 2013: A cena recolhe prêmios em vários festivais e se transforma em espetáculo.

CIA SOFÁ VERMELHO

CIA SOFÁ VERMELHO

Nossa companhia é formada por jovens do município de Maricá, com criação no dia 15 de Janeiro de 2015. Temos como objetivo principal a criação de espetáculos com caráter educacional e cultural. Contemplando a nossa cultura e também alguns temas transversais, bem como as diversas outras formas de arte. Apesar de recente, estamos tendo o prazer de fazer teatro em outros municípios, com participação de montagens em outros grupos de Maricá.

TRUPE INVESTIGATIVA ARROTO CÊNICO

TRUPE INVESTIGATIVA ARROTO CÊNICO

O grupo surgiu através de uma oficina ministrada pelo diretor Marcos Covask no ano de 2014 no Espaço da Ong. Laboratório Cultural.A oficina visava fazer um estudo cênico sobre o realismo no teatro contemporâneo e os seus desdobramentos cênicos. Ao final do curso o ator Eric de Moraes juntamente com mais 10 atores da oficina propuseram a criação de um grupo teatral que pudesse ampliar as pesquisas experimentas durante a oficina. E no dia 22 de fevereiro de 2015 o grupo foi criado.

CIA DE TEATRO BARQUINHOS DE PAPEL

CIA DE TEATRO BARQUINHOS DE PAPEL

A Companhia de Teatro Barquinhos de Papel teve seu início no ano de 2003, no bairro de Guadalupe, zona norte do município do Rio de Janeiro. Suas primeiras apresentações ocorreram em um trabalho chamado O mundo de João, voltado às crianças carentes assistidas pela Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Depois disso, o grupo passou a se apresentar em algumas escolas, igrejas, centros espíritas, orfanatos e creches de localidades próximas.

CIA GRUTTA TEATRAL

CIA GRUTTA TEATRAL

Grutta Teatral é um grupo de teatro independente criado em outubro de 1998 por Linn Falcão e Anna Stelman. Possui oito montagens no currículo, como “Apaga a luz e faz de conta que estamos bêba-dos” de Ronald Radd,e com direção de Linn Falcão e “Bonitinha mas ordinária” de Nelson Rodrigues, também com direção de Linn Falcão.

OS FABULOSOS

OS FABULOSOS

Os Artistas César Tavares e Marcos Camelo atuavam como dupla no elenco dos Doutores da Alegria RJ com intensa pesquisa na linguagem do palhaço, sua potência de comunicação e desejo de através de um riso generosamente transgressor tornar o momento do encontro com seu publico único. Em 2014, entra Carolina Cony para a parceria e passa a fazer parte do elenco do grupo em seu espetáculo homônimo.

CIA 2 BANQUINHOS

CIA 2 BANQUINHOS

A Cia 2 Banquinhos é uma companhia de teatro, circo e rua, fundada em 2008, na cidade do Rio de Janeiro, que investiga de forma sensível o jogo cênico cômico. Com coragem e ousadia, tem o intuito de fazer a diferença no processo de transformação do mundo. Busca a construção de uma sociedade mais humana, tornando-a mais sensível através do riso. Aceita a diferença, a começar por si mesma, e dissemina uma consciência de respeito e tolerância uns pelos outros.

CIA DE TEATRO ARTE EM CENA

CIA DE TEATRO ARTE EM CENA

A Companhia de Teatro Arte em Cena, fundada em 1989 por Stael de Oliveira, tem como carro-chefe a formação e o despertar artístico e teatral de crianças, adolescentes e adultos. Atualmente tem mais de 200 alunos, já tendo por ela passado mais de 3.500 jovens atores nestes 25 anos de credibilidade e amor pelo teatro, além de quinze edições do “Festival de Teatro Arte em Cena”, que se realiza ao encerramento do curso desde o ano 2000. Tem sede na cidade de Volta Redonda.

CONTRA BANDO DE TEATRO

CONTRA BANDO DE TEATRO

O Contra Bando de Teatro é formado por ex alunos do AfroReggae. O grupo se estabeleceu em 2014 com o espetáculo "Nada me aflige”. O espetáculo ganhou indicações no festival de teatro FETAERJ – Paschoalino 2014 e recebeu um prêmio especial do Júri. Com o fim do núcleo do Afroreggae Complexo do Alemão, ex-alunos se juntaram com o diretor teatral do mesmo e formaram o grupo. O fim do núcleo foi a partir de ameaças de traficantes, com isso, o grupo não se deixou abalar e resistiu.

NL 336 ASSESSORIA E ARTES

NL 336 ASSESSORIA E ARTES

Há 12 anos no mercado, foi responsável pela montagem dos mais variados espetáculos musicais e teatrais. Tendo cumprido as temporadas em teatros expoentes e de referência. Entre as mais de quinze montagens, se destacam: "Um Rio Chamado Machado", "Peter Pan II – De Volta à Terra do Nunca", "Despertar", "Curumim", "" e "O Rei do Lixo".

Grupo NEP

Grupo NEP

Criação do grupo NEP - Núcleo de Ensaios e Pesquisas Teatrais, 1998- 2015, com estudos técnicos feitos para enriquecer a interpretação, como: PHG - Pontos de humores Gravitacionais, acrobacia dinâmica e neurolinguística. Espetáculos: * SÁBADO TRASH: Texto e direção de Marcelo Marrakett • TRAPA RASA, Texto e direção de Marcelo Marrakett - • FILHOS DA TRUPE - Texto e direção de Marcelo Marrakett -Meta-teatro musical, inspirado nas obras de Luigi Pirandello

Cia. Cerne

Cia. Cerne

A Cia. Cerne foi fundada em março de 2013 com o intuito de realizar experimentos teatrais que tenham como elemento de pesquisa a relação entre teologia, artes plásticas e artes cênicas. É missão da companhia buscar a criação de uma linguagem estética própria que se sirva de referências religiosas como temas possíveis ao fazer teatral. Tendo realizado a estreia nacional de seu primeiro espetáculo, “Ainda Aqui”, em setembro de 2013, em São Paulo.

Distúrbio Teatral

Distúrbio Teatral

O Grupo Distúrbio Teatral nasceu com o projeto Construindo Arte da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Bonito, que tem por objetivo ampliar os horizontes culturais e dar oportunidade a jovens e adolescentes de crescimento artístico e cultural.